quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Aula dia 28/09/2011 - Tabela


Como utilizar o Office 2010, dessa vez é hora de abordar as tabelas. Tanto tabelas criadas a partir do próprio Word 2010 e também tabelas com funcionalidades do aplicativo Excel do pacote Office 2010. Para quem não sabe ou tem dificuldade as tabelas fazem parte das funcionalidades da guia "Inserir" do Word 2010 e servem para organizar informações correspondentes em linhas e em colunas.


Tabela


I. Selecionando colunas e linhas 

Para inserir uma tabela qualquer de um modo simples basta clicar no botão Tabela e passar o mouse sobre o quadro correspondente ao número de linhas e colunas desejado.

Inserir Tabela no Word 2010

II. Modo "Inserir Tabela"

Clicar no item do menu Inserir Tabela é a segunda forma de colocar tabela, uma janela se abrirá e você poderá selecionar a quantidade de linhas e colunas desejadas, como também configurar a largura de coluna.

Inserir Tabela pelo menu

III. Modo "Desenhar Tabela"

Para desenhar tabela manualmente é necessário mais atenção, ao clicar no item do menu Desenhar Tabela um painel de ferramentas Design auxiliará com uma série de personalizações possíveis. Com esta ferramenta você deverá inserir manualmente através do mouse blocos que irão formar as colunas e linhas para que a tabela seja formada. Você poderá aplicar manualmente variadas opções de estilo, sombreamento, cor de linha e bordas personalizadas. Portanto a opção Desenhar Tabela deverá ser utilizada para criar tabelas ao seu gosto.
Desenhando Tabela

IV. Convertendo Texto em Tabela

A terceira forma de criar tabela é a partir de um texto já criado no documento, você deverá selecionar o texto e clicar no item do menu Converter Texto em Tabela... .

V. Modo "Planilhas do Excel"

Tabelas de Excel pré-definidas no Word 2010 são necessárias para utilizar algumas funcionalidades que o Microsoft Excel propõe. Para inserir esse tipo de tabela clique na opção Planilha do Excel e você poderá regular o tamanho e utilizar as funções da planilha personalizada.


Tabelas como planilhas do excel


VI. Modo "Tabelas Rápidas"

Esta última forma de criar tabela serve para otimizações rápidas e personalizadas. Se você não quer ter o trabalho de criar tabela das formas anteriores poderá escolher uma tabela pré-definida tanto na questão de formatação e personalização de estilo. Para inseri-las basta escolher a opção Tabelas Rápidas do menu e selecionar a desejada.
Tabelas personalizadas


Portanto são 6 formas de construir tabelas no Word 2010, escolhe a melhor maneira mais eficiente para você.


Clique aqui para ver a aula sobre tabelas
Obs. lembrem-se de fazer uma tabela com duas colunas e com o nome de todos os colegas do curso.

Aula dia 28/09/2011

Terminar a atividade da folha dada na semana passada sobre Marca d'agua.

Marca d’água - 21/09/11


Para Lembrar: 

 Salvar Arquivos


É importante salvar seu trabalho, mesmo durante a digitação.
Salvar consiste em armazenar se documento em forma de arquivo em seu computador, pen drive, ou outro dispositivo de armazenamento. Para salvar seu documento, clique no botão salvar no topo da tela.•. Será aberta uma tela onde você poderá definir o nome, local e formato de seu arquivo.
Observe na janela de salvar que o Word procura salvar seus arquivos na pasta Documentos/ Informática, você pode mudar o local do arquivo a ser salvo, pela parte esquerda da janela. No campo nome do arquivo, o Word normalmente preenche com o título do documento, como o documento não possui um título, ele pega os primeiros 255 caracteres e atribui como nome, é aconselhável colocar um nome menor e que se aproxime do conteúdo de seu texto. “Em Tipo a maior mudança, até versão 2003, os documentos eram salvos no formato”. DOC”, a partir da versão 2010, os documentos são salvos na versão”. DOCX”, que não são compatíveis com as versões anteriores. Para poder salvar seu documento e manter ele compatível com versões anteriores do Word, clique na direita dessa opção e mude para Documento do Word 97-2003.




Caso necessite salvar seu arquivo em outro formato, outro local ou outro nome, clique no botão Office e escolha Salvar Como.






























Observe que o nome de seu arquivo agora aparece na barra de títulos.


Abrir um arquivo do Word

Para abrir um arquivo, você precisa clicar na ABA Arquivo.
Na esquerda da janela, o botão abrir é o segundo abaixo de novo, observe também que ele mostra uma relação de documentos recentes, nessa área serão mostrados os últimos documentos abertos pelo Word facilitando a abertura. Ao clicar em abrir, será necessário localizar o arquivo no local onde o mesmo foi salvo.






 Configurar  Documentos
Um dos principais cuidados que se deve ter com seus documentos é em relação à configuração da página. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possui um manual de regras para documentações, então é comum escutar “o documento tem que estar dentro das normas”, Procurarei mostrar como e onde estão as opções de configuração de um documento e se possível dentro das normas.


No Word 2010 a ABA que permite configurar sua página é a ABA Layout da Página.








O grupo “Configurar Página”, permite definir as margens de seu documento, ele possui alguns tamanhos pré-definidos, como também personalizá-las.

OBS. ABNT: Layout da Página/ Margens/Margens Personalizadas...
As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.



























Plano de Fundo da Página
Podemos adicionar as páginas do documento, marcas d’água, cores e bordas. O grupo Plano de Fundo da Página possui três botões para modificar o documento.




Clique no botão Marca d’água.
O Word apresenta alguns modelos, mais abaixo temos o item Personalizar Marca D’água. Clique nessa opção.










































Nesta janela podemos definir uma imagem como marca d’água, basta clicar em Selecionar Imagem, escolher a imagem e depois definir a dimensão e se a imagem ficará mais fraca (desbotar) e clicar em OK.




































Também é possível definir um texto como marca d’água. Ex. O nome da Empresa:


























Fazer a atividade da folha.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dia 14/09


14/09

      No editor de texto: Word
      Escrever um texto de sua autoria sobre assuntos listados a baixo, respeitando as regras de digitação aprendidas anteriormente.

Uma alegria:
Uma tristeza:
Um sonho:
Uma coisa 
que lhe deixa com raiva:
Um medo:
Um desejo:

Uma lembrança boa:
Uma lembrança ruim:
O que eu mudari
a....



Publicar no seu blog... com uma imagem escolhida por você.


Próxima Etapa:
Entrar no blog do seu Blogueiro secreto e comentar o post da atividade de hoje.


Editar em seu blog o endereço do blog do colega Diego Borges, o novo endereço é:
http://diegoborcavaliers.blogspot.com/