quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Função SE- Excel


O que é?
A função SE permite trabalhar com expressões condicionais. Neste tipo de expressão é verificado um teste condicional que pode retornará um determinado valor caso a condição do teste seja atendida ou então um outro valor complemente diferente caso essa mesma condição seja falsa.

Como aplicar a função Se

Use a seguinte fórmula:
=SE(condição; valor_verdadeiro; valor_falso)
Onde condição é a expressão estabelecida que poderá resultar os valores Verdadeiro ou Falso e os argumentos valor_verdadeiro e valor_falso são os resultados da condição.

Exemplo

Usaremos a função condicional SE em uma lista de contas para verificar as datas de vencimento e as datas de seus respectivos pagamentos. Caso haja atraso no pagamento será incluído uma notificação de cobrança. Observe a planilha abaixo:
Primeira imagem
Na figura acima, existem duas colunas de datas. A primeira correspondente ao vencimento das contas e a segunda referente à data de pagamento das mesmas. Em nosso exemplo, usaremos a função SE para comparar as duas datas. Caso a data do pagamento ultrapassar a data de vencimento será atribuído a esta conta a notificação "Cobrar multa por atraso", caso o pagamento tenha sido realizado antes ou até a data do vencimento, o Status será atribuído como OK.
Para transpor essa informação em uma expressão lógica, usaremos a fórmula: =SE(C4>B4; "Cobrar multa por atraso"; "OK"). Siga os passos abaixo para saber como definir os argumentos desta fórmula.
  • Primeiramente, clique em assistente de função, localizado na barra de fórmulas e representado pelo símbolo fx.
  • Na janela Inserir função,escolha a categoria Lógica e depois localize a função SE na lista de funções.
  • Depois que tiver localizado a função, clique em OK para confirmar.
Na janela Argumentos da função, informe no campos:
  • Teste_lógico, a condição: C4>B4
  • Valor_se_verdadeiroCobrar multa por atraso
  • Valor_se_falsoOK
A leitura desta equação significa que se o valor da célula C4 (Data de pagamento) for maior (>) do que a célula B4 (Data de Vencimento) será atribuído o Valor_se_verdadeiro, que neste caso será "Cobrar multa por atraso". Caso contrário, será atribuído o Valor_se_falso que neste caso será o "OK".
Para concluir a inserção dos argumentos em nossa fórmula SE, clique sobre o botão OK.
Feito isso, você deve aplicar essa fórmula para as demais células da coluna Status. Para essa tarefa, posicione o mouse sobre o canto inferior direito da célula D4 e arraste até o local em que deseja aplicar a fórmula.
Observe que na coluna Status, os valores dependerão do cumprimento da condição dada, assumindo os resultados se o valor for verdadeiro e se ou valor for falso.

0 comentários:

Postar um comentário