quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Marca d’água - 21/09/11


Para Lembrar: 

 Salvar Arquivos


É importante salvar seu trabalho, mesmo durante a digitação.
Salvar consiste em armazenar se documento em forma de arquivo em seu computador, pen drive, ou outro dispositivo de armazenamento. Para salvar seu documento, clique no botão salvar no topo da tela.•. Será aberta uma tela onde você poderá definir o nome, local e formato de seu arquivo.
Observe na janela de salvar que o Word procura salvar seus arquivos na pasta Documentos/ Informática, você pode mudar o local do arquivo a ser salvo, pela parte esquerda da janela. No campo nome do arquivo, o Word normalmente preenche com o título do documento, como o documento não possui um título, ele pega os primeiros 255 caracteres e atribui como nome, é aconselhável colocar um nome menor e que se aproxime do conteúdo de seu texto. “Em Tipo a maior mudança, até versão 2003, os documentos eram salvos no formato”. DOC”, a partir da versão 2010, os documentos são salvos na versão”. DOCX”, que não são compatíveis com as versões anteriores. Para poder salvar seu documento e manter ele compatível com versões anteriores do Word, clique na direita dessa opção e mude para Documento do Word 97-2003.




Caso necessite salvar seu arquivo em outro formato, outro local ou outro nome, clique no botão Office e escolha Salvar Como.






























Observe que o nome de seu arquivo agora aparece na barra de títulos.


Abrir um arquivo do Word

Para abrir um arquivo, você precisa clicar na ABA Arquivo.
Na esquerda da janela, o botão abrir é o segundo abaixo de novo, observe também que ele mostra uma relação de documentos recentes, nessa área serão mostrados os últimos documentos abertos pelo Word facilitando a abertura. Ao clicar em abrir, será necessário localizar o arquivo no local onde o mesmo foi salvo.






 Configurar  Documentos
Um dos principais cuidados que se deve ter com seus documentos é em relação à configuração da página. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possui um manual de regras para documentações, então é comum escutar “o documento tem que estar dentro das normas”, Procurarei mostrar como e onde estão as opções de configuração de um documento e se possível dentro das normas.


No Word 2010 a ABA que permite configurar sua página é a ABA Layout da Página.








O grupo “Configurar Página”, permite definir as margens de seu documento, ele possui alguns tamanhos pré-definidos, como também personalizá-las.

OBS. ABNT: Layout da Página/ Margens/Margens Personalizadas...
As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.



























Plano de Fundo da Página
Podemos adicionar as páginas do documento, marcas d’água, cores e bordas. O grupo Plano de Fundo da Página possui três botões para modificar o documento.




Clique no botão Marca d’água.
O Word apresenta alguns modelos, mais abaixo temos o item Personalizar Marca D’água. Clique nessa opção.










































Nesta janela podemos definir uma imagem como marca d’água, basta clicar em Selecionar Imagem, escolher a imagem e depois definir a dimensão e se a imagem ficará mais fraca (desbotar) e clicar em OK.




































Também é possível definir um texto como marca d’água. Ex. O nome da Empresa:


























Fazer a atividade da folha.

0 comentários:

Postar um comentário